Saúde Não Invasiva

by Cristina
981 visualizações
A+A-
Reset

Tem sido noticiado o frágil estado em que o nosso Sistema de Saúde se encontra. São serviços que ficam temporariamente encerrados, falta de profissionais de saúde e algumas mortes, mais ou menos famosas, que nos chocam.

Muitos entendidos na matéria vêm a público com sugestões de como se deve, ou não deve, gerir o Sistema Nacional de Saúde; como não sou profissional da área apenas me vou prenunciar enquanto utente. Não gosto da ideia de ir ao médico e ter que fazer um exame invasivo. Como eu, milhões de pessoas espalhadas pelo mundo também não gostam. E se pudéssemos fazer exames usando apenas um penso durante uns dias? É isso mesmo! Cientistas do MIT desenvolveram um penso com a tecnologia ultrassom.

Durante um exame normal com ultrassom as ondas ecoam e refletem nos órgãos e são traduzidas em imagens. Estes exames apenas são feitos durantes alguns minutos e com o paciente o mais imóvel possível.

Surge aqui a inovação: estes pensos analisam durante 48 horas, de forma contínua, enquanto fazemos as nossas atividades diárias. Analisam a resposta de todos os órgãos a todas as atividades que fazemos.

Atualmente, estes pensos ainda precisam ser conectados a um equipamento para traduzir o que captaram em imagens, mas já estão a ser estudadas formas de o fazer via wireless.

A expectativa é que dentro de pouco tempo possam estar disponíveis nas farmácias. Com esta monitorização contínua será possível analisar em tempo real o funcionamento dos nossos órgãos, detetar tumores numa fase muito inicial, acompanhar o desenvolvimento de fetos e a recuperação dos músculos pós-treino!

O que achas disto?

Partilha a tua reação ou deixa um comentário!