Mesmo ainda tendo mais temas do congresso da semana passada da Virtual Heritage Network, em Dublin, esta semana vou terminar com um dos últimos temas que ouvi: a simulação da evolução das cidades.
Dublin, já se encontra a desenvolver um levantamento 3D da parte da cidade mais antiga (não sei que critério temporal foi utilizado…). A partir igualmente de outro tipo de informação histórica de arquivo pode ser efetuada uma simulação 3D da evolução da cidade.
O que se pretende é verificar como os edifícios evoluíram, tanto em dimensões como características, como também as ruas, bem como por exemplo as zonas comerciais.
É de extrema importância esta análise temporal das cidades e sendo em modelo 3D ainda mais fácil a sua visualização, de forma até a ser possível planear o futuro.
As cidades podem mesmo ser considerados “organismos vivos” que vão tendo as suas mutações, expansões e regressões (incluindo mesmo o problema dos vazios urbanos), que evoluem, bem como as suas vias de circulação.
Considero mesmo que podemos estar a potenciar uma nova forma de planeamento urbano, com toda a certeza mais Sustentável!