Soluções para Construção Sustentável e Saudável 20 – FLEXIBILIDADE

por Susana Lucas
0 comentário

Cada vez mais existe esta necessidade de Flexibilidade, tanto dos espaços, dos edifícios, como mesmo dos postos de trabalho. Temos uma mudança de necessidades célere, que obrigada a uma maior adaptação tanto dos edifícios, dos espaços ou divisórias como dos locais de trabalho individuais.

Em termos de SUSTENTABILIDADE a Flexibilidade vem como uma forma de otimizarmos o uso, ou seja, não ter apenas um uso. Permite uma melhor gestão ou otimização dos espaços. No caso dos edifícios, sendo um património que tem pelo menos uma vida útil de 50 anos (quase sempre mais…) ter formas de adaptar-se a novas necessidades e usos permite que possa evoluir. No caso dos locais individuais de trabalho, existe mesmo uma tendência de deixarem de ter “proprietário” fixo, dado as novas contingências de aglomeração de profissionais em espaços de trabalho.

Para a SAÚDE e BEM-ESTAR podemos ter espaços ambientalmente mais aprazíveis, que devem mesmo a maior concentração, menos stress dos utilizadores. Outra questão que a flexibilidade dos espaços pode trazer é condições de atividade física no local de trabalho, quer por junção de usos no mesmo espaço (por exemplo trabalho e desporto), quer ter condições em locais de trabalho para o estar não ser apenas numa posição. Os edifícios aparecem, cada vez mais, com uma flexibilidade associada há SAÚDE e BEM-ESTAR, desde jardins, ou espaços de lazer, como mesmo de desporto.

A Flexibilidade veio para ficar!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais