Soluções para Construção Sustentável e Saudável 25 – ÁGUAS PLUVIAIS E ÁGUAS RESIDUAIS NA ZONA

por Susana Lucas
0 comentário

Talvez um dos assuntos que mais goste, me preocupe e quera fazer alguma coisa é a água. Sempre considerei a base de tudo, em especial para a construção ou melhor para os seus utilizadores.

Julgo que já falei que uma das questões para ter decidido pelo terreno que comprei na Serra da Estrela, foi mesmo ter água – literalmente – por todo o lado e especialmente a passar pelo terreno, que se pode beber!

Por isso ter a possibilidade de poder utilizar água natural, sem necessitar a reter, bem coloquei uns agriões na valeta em pedra que mandei fazer… é mesmo um privilégio.

Nem sei quanto a vocês, mas a água a correr dá uma tranquilidade e uma perspetiva também de circulação, de evolução, de mudança, que eu gosto particularmente.

Tive também a sorte de existe rede pública de águas residuais, porque sendo uma casa com utilização esporádica podia vir a ter problemas no tratamento das águas residuais.

Por isso, tanto em termos de SUSTENTABILIDADE como de SAÚDE e BEM-ESTAR, tentem sempre otimizar o uso da água que exista no local, se não der para beber ou para agriões, como é o meu caso, pelo menos para rega ou lavagens pode ser sempre utilizada. Em termos de águas residuais, a legislação ainda é bastante exigente para a sua reutilização, mas não é impossível para usos não potáveis. Se for mesmo impossível utilizar no local, pelo menos a entrega que seja separada entre as pluviais e as residuais. Em relação á água para consumo, verifiquem sempre as características mesmo da água da rede, porque por exemplo na minha casa não temos nenhum cloro residual, como também não precisamos de o ingerir, como outros componentes que veem na água. Por isso atenção pela vossa SAÚDE!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais