Como foi referido no anterior o ENSOBREAMENTO e a EXPOSIÇÃO SOLAR estão diretamente relacionados. Contudo existe aspeto da exposição solar que nos condicionam desde logo a localização das divisórias e que por vezes não conseguimos fazer grande coisa…
Assim temos basicamente temos que ponderar a localização das divisórias com a nosso horário de utilização da divisória, ou seja, necessidade de luz natural ou não. Por exemplo uma sala usualmente é utilizada mais ao final da tarde, por isso pode ter janelas para sul e oeste. No quarto dado que estamos usualmente no início do dia, pode estar mais para este. A cozinha é normalmente utilizada em diversos períodos do dia, por isso deve estar com luz direta o máximo de tempo, o Sul seria o aconselhável. Mas como referi, podemos não conseguir fazer o ideal…
Em termos de SUSTENTABILIDADE a exposição solar é determinante para otimização a luz natural. É sempre fundamental potenciarmos a entrada de luz natural.
Se analisarmos a SAÚDE e BEM-ESTAR a exposição solar é sempre relevante para questões de descontaminações, como se referi anteriormente, pelos ultravioletas que a luz do sol tem no seu espetro.