No âmbito do anteprojeto deve ser considerada a questão da privacidade. Assim será tão importante definir o tipo de vãos, tanto em tamanho como as características do vidro, como as divisões que ficam com vãos para os espaços exteriores da rua.
No caso da casa de Peniche, foto, tínhamos algumas condicionantes, tanto de espaço como de orientação solar. Assim de forma a termos mais privacidade no quarto e na sala, bem como ficarem orientados para sul e para o quintal, para a rua ficou a casa de banho e a cozinha. Claro que a casa de banho virada para a rua ainda por cima com uma janela de cerca de 1,0 metro não é de todo recomendável em termos de privacidade… por isso optou-se por um vidro com um tratamento que com dificuldade se consegue ver o interior, além dos estores.
A questão da privacidade ainda é uma questão muito dos países do sul da Europa, se tivéssemos mais a norte, é comum ninguém se preocupar se os outros estão a olhar ou não… mas por cá ainda temos a necessidade de ter isso em consideração. E pode ser mesmo levada ao extremo da privacidade, onde diminuem a entrada de luz natural para “não serem vistos”.
É uma questão a ponderar com bom senso.
