A construção tem que ser cada vez mais circular. Isso julgo que será o futuro, mas que podemos também começar a caminhar no presente, nem que seja pelos preços dos materiais da construção que temos por aí…
Na foto está a casa de Famalicão da Serra na qual efetuamos um planeamento antecipados dos módulos de painéis para as paredes de forma a otimizar o seu uso e diminuir o desperdício. Tentamos diminuir os cortes dos painéis, bem como potenciar o seu uso inteiro.
A reutilização de materiais de construção também é um assunto interessante, temos muito materiais de excelente qualidade que podem ser reutilizados em vez de se colocar tudo de uma demolição a destino final, podemos repensar estes materiais, podem mesmo vir a dar uma nova identidade ao local. Podemos também chegar à reciclagem existem diversos materiais de construção que podem vir a ter uma nova “vida” ser incorporados num novo uso!
O repensar também cada vez é mais determinante, não só por causa dos preços, mas também para otimizar recursos… uma questão que me fez sempre alguma confusão é as casas de banho todas diferentes, porquê? A minha casa que já foi construída há 20 anos as 3 têm todas os mesmos materiais, é bem mais simples para ter algo em reserva ou mesmo substituir.