Soluções para Construção Sustentável e Saudável 7 – Limitações

por Susana Lucas
0 comentário

Os aspetos da construção que foram abordados anteriormente estão relacionados com condicionantes locais e naturais que possam existir no local onde se pretende implantar a edificação. As próximas semanas vamos abordar questões relacionadas com levantamento de dados, que podem ser legais (por exemplo Reserva Ecológica Nacional – REN) ou regulamentares (por exemplo o plano diretor municipal – PDM) que define desde logo os pré-requisitos a ter em conta.

Hoje será as Limitações.

Temos sempre que ter presente quais limitações que existam no local. Por exemplo no caso da aldeia na serra da estrela, tivemos que ter em consideração o afastamento à linha de água existente, bem como foi necessário aguardar que o terreno no âmbito da revisão do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios da Guarda. Se não tivesse no perímetro urbano da aldeia tinha que ir a uma comissão de avaliação e ao Parque Natural da Serra da Estrela, onde tendo em conta a dimensão do terreno nem seria possível lá implantar qualquer construção.

Assim é de todo determinante perceber as limitações que os terrenos apresentam pois estas condicionam tanto, área de implantação, afastamentos a vias, linhas de água ou construções vizinhas e mesmo a cércea do edifício (cota máxima). No caso de Peniche a casa teve que ter 2 “águas” como a maioria das casas da rua, igual cércea, muro de 1,5 metros no terraço do piso superior para o vizinho com casa ao lado e do outro lado como a casa não está no limite do terreno teve que se colocar uma estrutura para garantir um afastamento de 1,5 metros, além de que para as traseiras teve que a casa ficar com 5 metros de afastamento, mesmo as que lá estão, estar até ao limite do lote… enfim, questões que limitam mesmo tanto a SUSTENTABILIDADE (viabilidade) da proposta como a SAÚDE (paciência) dos donos de obra e projetistas!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais