Soluções para Construção Sustentável e Saudável 7 – TIPO E QUANTIDADE DE VEGETAÇÃO

por Susana Lucas
0 comentário

A vegetação pode ser encarada como uma vantagem, mas também pode ser um desafio. No caso da foto, do terreno da serra da estrela, temos uma cerejeira e 3 oliveiras no interior do terreno. Efetuou-se uma caleira para encaminhar a água que chega ao terreno e aí plantou-se agriões que, como se pode ver na foto, crescem a “olhos vistos”. Contudo, na foto também está explicito, na altura sem folhas, existe uma arvore do terreno vizinho, no limite do terreno, que parte da copa passa para o lado de cá, ou seja está a ocupar terreno, além das folhas irem parar todas à linha de água existente.

Outro aspeto em relação à vegetação que se tem de ter em conta é a manutenção, tanto nossa como dos terrenos vizinhos. Desde que adquiri o terreno, cerca de ano e meio, já tivemos que fazer pelo menos 3 desmatações. Além disso os muros com vegetação, que são visíveis na foto, são pertences do vizinho, ou seja, ele para tirar as infestantes dos seus muros tem que aceder ao espaço pelo meu terreno, pelo menos será mais fácil dessa forma…

Assim quando planeamos, em termos de SUSTENTABILIDADE, a vegetação para um terreno é importante analisar como ela evolui, por exemplo se tiver folha caduca ou tamanho da copa ao fim de x anos, para compatibilizar tanto com o que se pretende construir como das necessidades de manutenção. É claro que devemos sempre privilegiar o que seja ao mais autóctones possível.

Para questões relacionadas com a SAÚDE, genericamente ter vegetação é sempre vantajoso, apenas ter em consideração em caso de alergias, como também não implantar árvores, com algum porte, junto das habitações que pode condicionar a entrada de iluminação natural na habitação, contudo a vegetação ajuda sempre a purificar o ar e tornar a temperatura mais amena.

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais