Os cruzeiros de turismo sempre tiveram adesão em massa, são milhões os passageiros que reservam viagens turísticas em cruzeiros todos os anos. Mas serão estas viagens sustentáveis?
A Peace Boat, um operador de cruzeiros, abraçou o desafio de criar um navio de cruzeiro que tivesse um baixo impacto ambiental. Aliando a tecnologia à sustentabilidade está a criar um Ecocruzeiro. Este navio é capaz de transportar até 2.000 passageiros por viagem em 750 cabines. O objetivo é que este navio visite cerca de 100 portos anualmente e desta forma possa difundir o conceito de viagem sustentável e responsabilidade ambiental um pouco por todo o mundo.
Os equipamentos mais surpreendentes deste navio são os 10 geradores eólicos retráteis e a central fotovoltaica, também retrátil, no topo do navio. O navio tem capacidade para fornecer até 10% da potência de propulsão necessária. Os geradores eólicos serão ainda capazes de fornecer cerca de 30% da energia necessária quando o navio está atracado no porto. A central fotovoltaica tem também capacidade para produzir 100% da energia elétrica necessária para a iluminação das cabines e do exterior do navio.
Estas duas fontes de energia renovável permitem que o Ecocruzeiro contribua com menos 40% das emissões do que os cruzeiros convencionais com a mesma capacidade.
No centro do navio existem 4 torres verdes, chamadas de “plant kingdom”, que foram desenhadas para absorver o excesso de água, tratar o lixo orgânico produzido no navio e criar um sistema fechado de circulação de água.
Um pouco por todo o navio existem jardins e hortas que, para além do natural efeito relaxante criado pelos espaços de repouso, permite produzir vegetais para os viajantes.
Vamos dar uma volta?
—————————————————————-/——————————————————————–
Sim, Sim, Sim e Sim é a minha resposta ao desafio da Cristina! Da minha parte na Engenharia e Construção faço um resumo do que vi na conferência da Virtual Heritage Network.