Sustentabilidade Pessoal de Horas Diárias

por Susana Lucas
0 comentário

Quando comecei a seguir o Instituto Pindorama, no Brasil, fiquei logo cativado porque o mentor do projeto afirma que trabalha (apenas) 4 horas por dia. Considerei logo o conceito interessante.

Assim passo a explicar o porquê do título. Quando falamos de Sustentabilidade consideramos que existem 3 pilares base que devem ser tidos em conta, com igual importância, Ambiente, Social e Económico.

Efetuando o paralelismo com as horas do dia e com as nossas diversas tarefas (sem contar com 8 horas a dormir) seria:

– 4 horas de trabalho: para a componente Económica estar garantida. Na realidade será que não é mesmo este o tempo que se está completamente concentrado no trabalho?

– 4 horas para a família e amigos: para a componente social. A família ter que poder estar mais tempo uns com os outros, bem como com amigos e voluntariado…

– 4 horas dedicadas ao nosso espaço, nossa envolvente: para melhorar a componente Ambiental. Se a nossa envolvente, ambiente interior e exterior onde atuamos estiverem simplificados, destralhados, arrumados e limpos, potencia disponibilidade para os restantes.

E as restantes 4 horas para nós mesmos, para conseguirmos facilmente ter mais disponibilidade para as restantes. Aliás se não formos não a cuidar de nós próprios, torna-se difícil estar a 100% para cuidar dos outros no geral… o que acham?

Considero que pelo menos no meu caso o que me condiciona mais é a necessidade de transporte. Posso dizer que, pelos dados do meu veículo, em cada vez estou 24 horas a conduzir…

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais