Muitos portugueses estão por estes dias em teletrabalho. Uma nova realidade que veio para se manter por algumas semanas (ou meses) e que obrigou a um reajuste da vida em casa. Entre filhos, cozinha e limpeza, o teletrabalho não tem sido tarefa fácil para muitos.
Como será a vida “normal” depois da quarentena?
A tecnologia tornou-se uma peça fundamental, seja para trabalhar, seja para estar com amigos e família, seja para apenas aliviar o passar do tempo. Com tanta transformação tecnológica que tem vindo a ser implementada nas empresas nos últimos anos, ninguém sabia o quão bem preparados estávamos tecnologicamente (ou que nos conseguiríamos preparar tão rapidamente). Mas a verdade é que funciona. Uma grande parte das profissões são totalmente exequíveis em teletrabalho.
Assim sendo, quando a quarentena terminar, será que vai custar voltar para o escritório? Será que voltaremos a estar disponíveis para passar 2 horas do nosso dia em transportes? Será que são necessários tantos lugares no escritório?
E se a realidade que existia antes não voltar? Podemos tomar consciência do que aconteceu à natureza durante a nossa ausência e simplesmente querer que assim continue. Podemos voltar a ir ao parque e ao jardim, a jantar fora, a visitar a família e os amigos, mas podemos continuar a resguardarmo-nos do nosso ninho. Afinal, a nossa casa pode ser um excelente local de trabalho.
