Recentemente ouvi falar de algo muito interessante que está a acontecer no Reino Unido: em Brighton & Hove foi aprovada uma lei local que exige que novas construções incluam bee bricks (tijolos para abelhas).
O que são os bee bricks e as regras em Brighton & Hove,
- São tijolos como os normais, mas com cavidades (buracos) pequenas feitos para que abelhas solitárias (ou seja, espécies que não vivem em colónias como as das abelhas de mel) usem para nidificar.
- A ideia é restaurar ou compensar o habitat perdido com a urbanização (paredes seladas, falta de espaços naturais, etc.).
- Em Brighton & Hove, é obrigatório instalar bee bricks em novas construções com altura superior a 5 metros
- Também foi incluída obrigatoriedade de “swift bricks” ou “swift boxes” (espécies de ninhos integrados para aves como os andaimes e outros pássaros que nidificam em cavidades) em novos prédios.
- Para novas habitações, normalmente pede-se pelo menos um bee brick por moradia.
Não é obrigatório— pelo menos não até agora. Eis o panorama:
- A medida de Brighton & Hove é local, não nacional. Ou seja: esta obrigatoriedade aplica-se naquela cidade, segundo as suas políticas de planeamento urbano.
- Há propostas e debates para estender medidas semelhantes ou para incluí-las em regulamentos de planeamento ou normas de construção mais gerais, como parte de políticas de biodiversidade e “nature recovery”. Mas isso ainda não é lei nacional obrigatória.
- Também há críticas e cautelas: alguns cientistas referem que, se os buracos não tiverem profundidade ou design adequados, ou se os tijolos não forem mantidos, podem não ser usados pelas abelhas ou até acumular problemas (como ácaros, fungos, ou condições que prejudicam em vez de ajudar).
Então, ainda não é obrigatório em todo o Reino Unido— mas há locais (como Brighton & Hove) onde sim, sob regulamentos locais. E essas iniciativas são muito interessantes como pilotos ou modelos para outras cidades.