Numa das minhas visualizações diárias no linkedin vi uma referência a um artigo de Mara Swan, onde era referido que hoje em dia a competência para garantir o trabalho e manter as empresas, já não é o conhecimento adquirido, mas sim a capacidade de adquirir novos conhecimentos.
Fiquei fascinada!
Realmente eu nunca senti que podia-me distinguir pela quantidade de conhecimento adquirido mas sim pela minha capacidade, e mesmo necessidade, de adquirir novos conhecimentos. Quanto mais estudo, pesquiso, desenvolvo trabalho, mais fascinada fico com a quantidade e qualidade de conhecimento que podemos adquirir.
Existe um mundo inteiro para explorar, conhecer e investigar que faz sempre ter “sede” para mais conhecimento.
Assim quando um dia me disseram que eu era over qualified, não dei importância. As pessoas tem maior ou melhor predisposição para o conhecimento, apenas isso. Existe quem considere que não necessita de aprender mais e existe quem considera que a vida é uma aprendizagem. É o meu caso.
No mundo de hoje que a quantidade de informação diária gerada é gigantesca considero que é fundamental termos a mente “aberta” para o conhecimento. Mas também sabermos filtrar, claro! Que por vezes torna-se uma dificuldade, pelo menos para mentes menos ginasticadas…
Assim, devia ser um estado de espirito para todos os profissionais estarem disponíveis para explorar o conhecimento. Fica o desafio!