Utilização de Critérios de Sustentabilidade para Seleção da Instalação ao País anfitrião de Mega Eventos Desportivos

por Susana Lucas
4 comentários

É com grande satisfação que hoje apresento o último trabalho publicado do Rodrigo Pinheiro Toffano Pereira no Journal of Cleaner Production 159 (2017) 147 e 157.

O Rodrigo entrou em contacto comigo, por email, depois do trabalho que tinha efetuado a Sustentabilidade na Arena do Pantanal, julgo que no âmbito do mestrado, e ter tido conhecimento do meu trabalho do segundo Doutoramento, onde desenvolvi o Sistema de Avaliação da Sustentabilidade de Instalações Desportivas que utilizei para Estádios de Futebol. Aliás encontra-se no meu site para utilização gratuita (www.seibysusana.com), tanto em Português como em Inglês.

Fiquei muito agradada pelo contacto, dado que considero que será com a troca de experiências diretas que podemos desenvolver mais e melhor investigação. Assim temos trocado emails a informar dos trabalhos que cada um tem feito, por isso apresento o último em que o Rodrigo colaborou.

Assim neste trabalho o que é apresentado é um modelo de avaliação de países e/ou instalações desportivas como base em critérios de sustentabilidade, mais propriamente de pegada de carbono do transporte internacional.

O Facility Location Problem (FLP) model, é utilizado em diversos setores de atividade, contudo no turismo ainda não tinha sido considerado. Através do estudo que efetuou, a equipa que o Rodrigo faz parte, verificaram que o FLP pode permitir que estes mega-eventos tenham uma ferramenta para o seu caminho com vista à Sustentabilidade, através da avaliação da pegada de carbono do transporte internacional.

Muito obrigada Rodrigo pela partilha e parabéns à equipa de investigação!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

4 comentários

Avatar
Rodrigo Toffano 19 de Maio, 2017 - 21:06

Muito obrigado por ajudar a divulgar este artigo, compartilhar suas experiências profissionais e de conhecimento. Espero que possamos vir a trabalhar no futuro em algum trabalho em comum. E mais uma vez parabéns pelo seu segundo doutoramento! 😉

Responder
Avatar
Susana 20 de Maio, 2017 - 6:23

Olá Rodrigo! Considero que só assim é que podemos evoluir como investigadores. Mas o mérito é teu pois foste tu que me encontras-te em primeiro lugar!!! Trabalho podemos fazer muito é só vermos por onde começar… por exemplo eu gostava muito de analisar os estádio do mundial do Brasil agora para verificar o que se podia melhorar com base em critérios de Sustentabilidade. Um ótimo fim de semana!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Responder
Avatar
Boyce Doore 3 de Agosto, 2017 - 8:35

We’re a gaggle of volunteers and opening a new scheme in our community. Your website provided us with useful info to work on. You’ve done an impressive job and our entire neighborhood might be thankful to you.

Responder
Avatar
Susana 5 de Agosto, 2017 - 2:17

Hello there! Thank you very much for the kind and encouraging comment. If I can help, just say so!

Responder

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais