Mesmo tendo tido conhecimento após o dia, que será sempre a primeira segunda-feira do mês de Outubro, gostava ainda assim, de pelo menos o assinalar.
O objetivo do Dia Mundial do Habitat é refletir sobre o estado de nossas vilas e cidades e sobre o direito básico de todos a abrigar adequadamente. Também se destina a lembrar ao mundo que todos temos o poder e a responsabilidade de moldar o futuro de nossas cidades.
O Dia Mundial do Habitat foi estabelecido em 1985 pela Assembleia Geral das Nações Unidas através da Resolução 40/202, e foi comemorado pela primeira vez em 1986. A cada ano, o Dia Mundial do Habitat assume um novo tema para chamar a atenção para o mandato da ONU-Habitat de promover políticas de desenvolvimento sustentável que garantam abrigo adequado para todos.
Este Dia Mundial do Habitat se concentrará na promoção de todos os níveis do governo e de todas as partes interessadas relevantes para refletir sobre como implementar iniciativas concretas para garantir moradias adequadas e acessíveis no contexto da implementação da Nova Agenda Urbana em todos os níveis, bem como a conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
É um tema que cada vez mais tem que nos preocupar a todos, nomeadamente as condições que temos nas nossas habitações para garantir o nosso conforto, segurança e saúde.
