Com as temperaturas que se fizeram sentir este fim de semana, estamos oficialmente no verão! O verão traz praia, menos roupa vestida e mais preocupação com a aparência física e com os alimentos que ingerimos.
Por isso hoje falo-vos de um fruto africano que pode tornar-se no próximo superalimento: o baobab, também conhecido como a Árvore da Vida.
Esta árvore armazena água no tronco durante o período das chuvas e produz um fruto, ligeiramente picante e muito nutritivo na época seca. Este fruto está cheio de vitaminas, fibra e antioxidantes, fortalecendo o sistema imunitário e o sistema digestivo.
Com todos estes benefícios, o baobab continua a ser pouco conhecido fora do continente africano, acabando a maioria dos frutos a apodrecerem no chão.
Um grupo de locais, na região de Sahel, está agora a tentar inverter esta tendência, tornando o baobab um superalimento reconhecido internacionalmente. As comunidades tiram proveito do cultivo do fruto, tornando-se uma fonte de rendimento principalmente na época seca, quando a maioria das mulheres não tem qualquer outra forma de sustento na região.
As mulheres no Gana e no Burkina Faso colhem o baobab e transformam-no em pó, sendo depois exportado para todo o mundo.
Este movimento já plantou 15.000 novas árvores de baobab, permitindo mais de 4.000 novos postos de trabalho.
Para além do impacto direto como fonte de rendimento na comunidade, o cultivo destas árvores na região ajuda a combater a desflorestação e a degradação dos solos.