Podem sem dúvida existir muitas opiniões sobre qual será a melhor forma de entrar na indústria da construção. Vou aqui apresentar a minha opinião, que como outra qualquer, tem com base a minha experiência profissional bem como considerar os meus alunos como família, por isso gostava que fizessem o que considero melhor para eles.
Assim, para mim, um recém-formado ou em estágio curricular que se apresenta para iniciar a carreira na indústria da construção deve escolher uma empresa de média dimensão de âmbito regional, da área de residência, de forma a ter uma melhor ligação possível bem como experimentar um leque alargado de atividades possíveis para o desenvolvimento da sua carreira. Pode assim verificar se gosta mesmo do trabalho na indústria da construção, pode mesmo chegar à conclusão que não foi feito para tal, ou então experienciar uma diversidade de atividades e verificar o que mais se enquadra.
Não gostaria de todo de ver ex-alunos meus condicionados na sua exploração na atividade da construção, por estarem numa hierarquia funcional tão pesada que limita a liberdade de experiências e de ideias.
Como referi inicialmente é a minha perspetiva como docente e profissional sénior (pelo menos na ordem dos engenheiros sou) na área.