Um dos desafios que temos atualmente, e se prevê que no futuro se agrave, na construção civil, é a falta de materiais e de mão-de-obra. Estamos numa nova era. Temos que perspetivar o setor de forma distinta do que tem sido efetuado.
Por isso é com muita satisfação que falo com empreiteiros que vão investir na pré-fabricação, falo com investidores que querem investir em fábricas de pré-fabricação e mesmo mediadores imobiliários que me questionam por terem clientes que pretendem a pré-fabricação.
Todos estamos mais conscientes de vantagens que esta solução construtiva nos apresenta. A foto é do edifício que estou a construir em Famalicão ao fim de 1 dia e meio de execução da estrutura metálica. Claro que esta solução que fiz não é pré-fabricação, mas sim pré-planeamento em estrutura metálica, ou seja, a casa já tinha estado montada no estaleiro do empreiteiro antes de vir para a obra, foi tudo estudado e planeado, para em 1 semana de obra, se ter a casa toda construída no local, incluindo os revestimentos exteriores. O que tivemos aqui: muita poupança de tempo, mas como muito planeamento.
O que nos vai permitir? Avançar com a obra e um dia mais tarde se for necessária alguma alteração ser bem mais simples a sua execução. A SUSTENTABILIDADE também passa por isto, temos estruturas fáceis de montar, desmontar e adaptar.