; Sustentabilidade em Instalações Desportivas, particularidades – SEI by Susana

Sustentabilidade em Instalações Desportivas, particularidades

by Susana Lucas
989 visualizações
A+A-
Reset

Ontem começou o trabalho para a avaliação da Sustentabilidade de duas instalações desportivas, no caso piscinas.

Hoje gostava de efetuar uma reflexão sobre as particularidades que existem em cada instalação desportiva. Uma que gostava desde já de destacar é os utilizadores. Podem ser o “motor” de mudança, como podem dificultar a mudança. Assim considero que deve ser pelos utilizadores que se deve começar a Sustentabilidade.

Têm que existir estratégias para que não sejam os utilizadores a tirar os chuveiros com redutores de caudal ou os livros que existiam numa biblioteca para utilização gratuita. Tem que começar a existir uma nova cultura, uma nova forma de estar, de ter orgulho no bem comum…

Outra questão é o modelo de gestão das instalações desportivas. Tanto podem ser geridas individualmente, como num conjunto, ou por uma empresa pública ou mesmo diretamente pelo município. A diferença na gestão tem influencia direta em diversos parâmetros que são analisados. Por exemplo como são geridos os resíduos, se os parques de estacionamento são ou não da empresa, ou mesmo os espaços “verdes” exteriores.

Tentar fazer que a avaliação da Sustentabilidade seja o mais linear e abrangente possível por vezes não é fácil. Mas são os desafios que nos permitem tornar a nossa evolução (pessoal e profissional) mais desafiante, não acham?

 

O que achas disto?

Partilha a tua reação ou deixa um comentário!