Reabilitar versus demolir e construir de novo

por Susana Lucas
0 comentário

A semana passada estive na RUB, Universidade de Bochum. Fiquei impressionada com a dimensão dos edifícios, que tinham mesmo no piso 0 uma zona de arruamentos para as viaturas passarem…

Esta universidade foi a primeira universidade construída após a segunda guerra mundial, numa zona industrial da Alemanha. Por isso os edifícios todos em betão estão com cerca de 70 anos, por isso existe necessidade de melhorias.

O mais interessante é que começaram por reabilitar o primeiro bloco de edifícios, após construírem uns novos para albergar a engenharia eletromecânica, e chegaram à conclusão que era mais caro reabilitar do que demolir e construir de novo.

Realmente a decisão de reabilitar deve ser sempre muito bem ponderada, pois neste caso, como têm bastantes edifícios para reabilitar pode se erra e corrigir no próximo. Realmente não é uma situação muito recorrente em Portugal, talvez porque não temos infraestruturas desta dimensão, mas uma análise de custos na tomada de decisão podia por vezes ser melhor do que se decidir pela reabilitação, em especial em edifícios que não são património.

Fica a reflexão.

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais