No Jornal Expresso este fim de semana vinha um artigo bastante interessante sobre a reconversão energética dos edifícios. Algumas reflexões sobre a sustentabilidade dos materiais de construção, a problemática da pobreza energética do edificado, etc.
Falava também sobre os Vales Eficiência para aquisição de equipamentos. Estes Vales foram criados para apoiar as famílias mais carenciadas a tornar as suas casas mais eficientes. Sendo para ajudar as famílias mais carenciadas, como é que são atribuídos apenas depois de realizada a obra ou adquiridos os equipamentos? Se as famílias precisam desta ajuda é porque efetivamente não têm forma de pagar antecipadamente. Talvez por isso tenham sido apenas utilizados 11% dos Vales disponíveis.
Para além disso, oferecer vales para aquisição de equipamentos para aquecimento e/ou arrefecimento é incoerente, tendo em conta que a fonte de energia para o funcionamento desses equipamentos terá que ser totalmente paga por estas famílias. Tal como mencionado no artigo, não faria mais sentido financiar o isolamento das casas? Fica a reflexão.
