O avanço tecnológico dos painéis fotovoltaicos

por Cristina
0 comentário

O MIT está a redesenhar a disposição de células fotovoltaicas e é, claramente, mais um grande passo na alteração do paradigma da produção fotovoltaica.

De acordo com  a investigação em curso, quando as células fotovoltaicas estão dispostas numa torre tridimensional podem produzir até 20 vezes mais energia elétrica comparando com a disposição horizontal, tantas vezes utilizada em Portugal.

Estas torres 3D aumentam a produção fotovoltaica devido às suas superfícies verticais que lhes permite captar a energia solar mesmo quando o sol está baixo, na linha do horizonte durante as manhãs, final de tarde e nos invernos ou quando a energia solar é parcialmente obstruída por sombras ou por nebulosidade.

Daqui se percebe que, para além do aumento da energia elétrica produzida, existe uma maior previsibilidade e consistência de produção durante o dia, traduzindo-se numa melhor integração desta energia nas redes elétricas.

Ainda há muito para desenvolver nestes modelos por forma a torná-los viáveis e ser possível introduzi-los no mercado (construção com vista à otimização do transporte, qual o layout ideal, etc.) no entanto assim que essas questões estiverem ultrapassadas poderemos vê-los instalados tanto em coberturas de edifícios como em grandes centrais fotovoltaicas.

_____________________________________________________ / ________________________________________________________________________

Mais um contributo muito interessante da Cristina. Da minha parte hoje na Engenharia e Construção abordo o tema da Construção em Terra, sendo tradicional se não vamos ter que voltar a considerar?

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais