O Custo das Alterações Climáticas

por Susana Lucas
0 comentário

No final da semana passada li um artigo muito interessante de António Sarmento no jornal económico sobre as Alterações Climáticas como podem transformar a economia.

Resumidamente é referido:

As alterações climáticas têm custos astronómicos para a economia. Segundo contas da Comissão Europeia as inundações causaram prejuízos económicos diretos que excederam os 90 mil milhões de euros. O setor dos seguros, agricultura ou turismo são fortemente afetados. As cidades e as linhas costeiras poderão voltar a ser planificadas, sobretudo as zonas que já foram conquistadas pelo mar.

A questão das inundações é uma questão muito relevante, nomeadamente para Portugal que tem uma linha de costa significativa, além de diversos rios.

Considero que o planeamento das cidades, das zonas costeiras (tanto de mar como de rio) devem ser repensadas e planeadas para minimizar o risco de inundações.

Contudo existe outro aspeto que deve ser considerado a manutenção das infraestruturas de proteção existentes.

Mesmo já tendo abordado este assunto ontem na Engenharia e Construção… contudo considero tão necessário falar dele… peço mesmo assim desculpa pela insistência, mas tem que ser!

Como vivo perto do rio Tejo, verifico que por exemplo os diques não têm qualquer manutenção. Sei que atualmente as cheias no rio já não são o que eram, mas para mim prevenir é sempre a melhor solução, quando estamos a falar de vidas e bens que podem ficar destruídos.

Vamos lá manter e planear para os riscos, certo?

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais