Jardins de Chuva

por Susana Lucas
2 comentários

Existe um conceito que está a voltar a estar na “moda”: os jardins de chuva.

O que são?

Zonas nas áreas mais impermeabilizadas das cidades com são permeáveis, que têm vegetação e que permite a recolha, retenção e encaminhamento subterrâneo das águas da chuva. Tão simples. Tão necessário.

Cada vez mais existe chuva, que ocorre em curtos períodos, mas com elevada intensidade. Os sistemas artificiais de drenagem não têm capacidade de escoar com rapidez necessária. E o que acontece? Temos alagamentos nas zonas impermeáveis, como nas vias de circulação.

É realmente necessário pensar em soluções simples e naturais de drenagem. Também não nos podemos esquecer que temos aquíferos subterrâneos com as suas respetivas linhas de escoamento, que se forem mantidos, é garantido o escoamento.

Mas até podemos ser mais ambiciosos e efetuarmos alguma retenção natural (lagos) ou não (reservatórios) da água da chuva antes de encaminharmos a seu percurso natural.

É simples!

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

2 comentários

Avatar
Acorus 30 de Outubro, 2022 - 10:26

Cada vez estes assuntos são mais permentes e interessam mais as pessoas. É bom que existam estes projectos, sobretudo em locais mais próximos, para que atraiam cada vez mais gente.

É com agrado que vemos estas iniciativas que mostram sobretudo que não só as obras emblemáticas são importantes e expõe oportunidades de pequena escala, que se integram em qualquer projecto como esta foto é disso exemplo.

Responder
Susana Lucas
Susana Lucas 6 de Novembro, 2022 - 23:41

Viva,

Muito obrigada pelo teu comentário. Fico mesmo feliz!!!

Responder

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais