Voluntariado sempre foi uma coisa que gosto de fazer. Escolho os projetos com que me identifico e faço o meu melhor com responsabilidade, que fosse outro trabalho qualquer. Claro que usualmente esse tipo de trabalho fazemos quando temos tempo disponível, mas não é por isso que deixamos de fazer ou está na minha agenda de tarefas semanais.
Contudo, por estes dias, depois de meses, reuniões e afins, onde uma empresa, ou melhor um técnico da empresa, manifestou muito interesse em colaborar, foi atrasando todo o trabalho, foi atrasando todos os compromissos assumidos, ficou mesmo em causa o financiamento.
Fiquei triste com a situação, de alguma forma comprometida, porque tinha acreditado que podia contribuir para o projeto, e no final tudo ficou em causa. Lamento mesmo que ainda existam pessoas ou empresas que não assumam que o ser voluntário é assumir um compromisso profissional, que o retorno pode vir de diversas formas e que não se perspetiva o que pode condicionar todo o trabalho desenvolvido.
Quando pensares em fazer voluntariado, pensa se pode estar na tua agenda de trabalho.